A Liga Serramar 2024 começa no primeiro dia de Setembro, domingo, com o atual bicampeão, Mar Azul, enfrentando o capão da Canoa FC, que volta ao torneio depois de anos sem participar. A partida está marcada para às 15h, no Canto da Ronda, no estádio Beira Rio, do Mar Azul.
Inicialmente modesto, com a ideia de investir menos que em outros anos e ter nos atletas da casa a esperança de uma boa campanha, o Tio Mara mudou de ideia e, mesmo ainda sem todo o gasto dos anos de título, formou elenco forte e competitivo, para buscar o tricampeonato.
Nomes como o do goleiro Zé Carlos, dos laterais Ruan e Fá, dos zagueiros Cardoso, e Roberto, dos volantes Renatinho e Leandro Melo, já conhecidos da torcida, fazem parte do elenco que traz novidades como o zagueiro Wendell, estreante no amador e esperança na zaga e no ataque, com seu 1,95m.
O Capão tem em Natan, ex-Mar Azul, a experança de surpreender adversários e buscar uma das vagas nas quartas de final.
Com oito times na competição, dois a menos que em anos anteriores, o formato de disputa é o mesmo. Classificação geral, mas cada time enfrentando quatro adversários, sorteados em Junho e já definidos com antecedência pela Liga, como forma de ajudar a logística.
Xangai quer desencantar
O Xangri-lá, vice-campeão em 2022 e eliminado nas quartas de final de 2023, ambas as derrotas para o Mar Azul, fez um time para ser campeão. O investimento e as conversas nos bastidores são nesse sentido. A comçear pelo comando técnico, de Mateus Lessa, hepcampeão da competição, duas vezes com o rival de Torres, e Sérgio Alexandre, seu fiel escudeiro.
Rochemback e Nunes são renovações que já demonstram a força do clube, que trouxe ainda Felipe Gedoz, Diguinho, Roberson, o goleiro Rodrigo Mamá, dentre outros jogadores com história no profissional. Do amador e do próprio Mar Azul campeão de 2023, trouxeram o zagueiro Leo Kanu, os volantes Gui Jardim e Rô, o meia Andrei e os atacantes Marcel, Matheus Cândido e Pepeto.
Central e Serraria, os vizinhos querem a taça
Caraá e Santo Antônio da Patrulha trazem para a Liga, este ano, a rivalidade de sempre e a busca pelo título, com a montagem de times que misturam boa parte das equipes de 2023, com importantes renovações e novos nomes, para buscar o que de um escapou na semi, caso do Central, de caraá, que em casa caiu nos pênaltis para o Mar Azul, que duas semanas depois, ali do lado, derrubaria o Serraria na decisão. Em comum, nos dois municípios, torcidas apaixonadas, que lotam seus estádios e se envolvem no dia a dia do clube.
Em Capivari de Sul, o Minuano quer buscar seu primeiro título. Pra isso, contratou o meia Wagner Maguila, o centroavante Jairo Balotelli e leva de Balneário Gaivota, Felipe, um cidadão local radicado no litoral para ser seu técnico.
A curiosidade fica por conta do time que tem se mostrado discreto nos anúncios de seus reforços. O Grêmio Attlético osoriense, GAO, de Osório, que sempre faz times fortes e briga por boas colocações para decidir mata mata em sua casa.
O União, de Arroio do Sal, busca em nomes com menos grife, formar seu elenco e seguir, como em 2023, com uma boa defesa, tendo melhor sorte no ataque para se classificar.
Super Serramar
Assim pode ser chamado o torneio este ano. Com as contratações feitas e toda rivalidade existente, a Liga Serramar tem tudo para ser o maior campeonato de todos os tempos. E você poderá acompanhar tudo em nossa canal, desde a abertura, dia 1 de Setembro, até a decisão, dois meses e meio depois.