Sombriense 2024: O Campeonato dos Clássicos

O sorteio realizado no segundo e último Congresso Técnico do Campeonato Sombriense de Futebol Amador 2024 definiu a competição como “O Campeonato dos Clássicos”, já que tem, desde a terceira, até a primeira divisão, grupos fortes, times do mesmo bairro se enfrentando e interior abrindo campeonato.

Clássico do Interior

Na terceira divisão, o terceiro colocado de 2023 abrirá o torneio, dia 24 de Março, às 8h, no Clássico do Interior. O Garuva, time que fez a melhor campanha de primeira fase, mas foi eliminada logo nas quartas de final há um ano, enfrentará o Retiro da União, que está de volta, depois de dois anos sem disputar o Municipal.

Por coincidência, o Garuva já tinha jogado um clássico assim em 2023, vencendo por 2 a 1, de virada, o Boa Esperança, Distrito do interior de Sombrio. O Boa Esperança foi o campeão da terceira divisão e disputa a Série B esse ano.

As outras chaves ficaram bem divididas e o favoritismo fica para o Independente, a própria Garuva e o Sombrio Santo Antônio, que têm montado bons elencos.

Grupo de bairro na Série B

Na segunda divisão, o grupo C é considerado o grupo da morte. Times como Médio, Motivação e Amigos da Raizeira entram na competição como favoritos, mas se encontrarão já na primeira fase, no grupo C, que tem ainda o São José, recém egressos da terceirona, assim como o Médio.

A maior coincidência do sorteio se deu no grupo A, no qual três times do Bairro Januária estão. Dois destes são times da Associação de Moradores local. O Amja e o Amja Jr/Lima Chapeação. Junto deles, o Made in Japa, time cujo nome faz referência ao nome antigo do bairro, Japonês. O outro time, Sombrio City, não é dali, mas é de perto, com dirigentes e jogadores que moram nos vizinhos Nova Brasília e São José.

O jogo de abertura da competição será entre Boa Esperança e Tayty, às 10h do dia 24 de Março.

Série A com reedição do grupo da morte

A primeira divisão marcará reencontros do campeonato passado, como no grupo A, com o confronto repetido entre Raizeira e Quatorzão, que fizeram um jogaço na última vez. Além deles, São Pedro e Dasantigas compõem a chave.

No grupo B, o 6Caneco, atual campeão, terá pela frente adversários como Baixadinha, Torino e Santa Fé. O jogo de abertura será contra o Santa Fé, atual campeão da segunda divisão, que também promete time forte para buscar a classificação.

Mas é o grupo C que gera as maiores expectativas. Assim como em 2023, Guarani, Coruja e Jaguarari se confrontarão em busca da classificação com o Canto, recém chegado da série B e nesta chave como coadjuvante. Guarani e Coruja fazem o clássico de maior rivalidade da competição, o único que tem até nome: Guaruja. Já o Jaguarari quer a revanche, após perder para ambos no ano anterior e sair na primeira fase.

Nova fórmula para todos

A fórmula de disputa do Campeonato Municipal de Sombrio mudou nas três divisões. Todas elas têm 12 times cada, divididos em grupos de quatro equipes, classificando-se os dois melhores de cada grupo e mais dois melhores terceiros colocados.

Nas quartas de final, a melhor campanha enfrentará a pior campanha dos classificados, o segundo melhor pega o segundo pior classificado e assim sucetivamente. E a fórmula segue para a semifinal, com melhor campanha dos classificados pegando a pior dos classificados.

Marcado para começar dia 24 de Março, com um jogo por divisão, o campeonato tem data para a final agendada para dia 30 de Junho. As semifinais serão em domingos diferentes, pedidos antigos da imprensa, para transmissão de ambos, e de demais envolvidos, para que pudessem assistir todas as semifinais.

O campeonato tem uma pausa programada: segundo domingo de Maio, Dia das Mães. Nos outros, só intempéries climáticas serão responsáveis por adiamentos.

Fabrício Espindola

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp