As equipes do Campeonato Sombriense de Futebol Amador 2022 têm, na primeira divisão, direito a contratar sete jogadores sem domicílio eleitoral no município, podendo durante a primeira fase, há dois dias úteis antes de seu último jogo, trocar dois destes sete, algo que dos seis classificados para a próxima fase ou para as semifinais, apenas o Quatorzão não o fez.
A única troca feita pelo presidente Belmiro Coelho, em seu time, se deu antes mesmo da estreia, ou seja, não contou como troca por não entrar na súmula. O zagueiro Gui Cole, que defenderia a equipe foi substituído por Léo Bitencourt por questões de calendário.
“Confiança se retribui com confiança, parceria se retribui com parceria. Foi feito o convite aos jogadores de fora para vestirem a camisa do Quatorzão para a disputa do Sombriense e a proposta foi do início ao fim do campeonato. Estamos cumprindo o nosso acordo de trazer os jogadores e mantê-los até a última partida em que o Quatorzão participar. Esperamos, claro, reciprocidade”, comenta o presidente.
O retorno esperado por Belmiro não é a toa. Em conversas de bastidores, há a possibilidade de um, dois ou até três jogadores seus o deixarem para disputar outros campeonatos justo na segunda fase, quando enfrenta o São Francisco em jogo de matar ou morrer, ou seja, quem vence passa, quem perde cai fora e empate leva a decisão para os pênaltis.
Seu adversário, São Francisco, trocou um jogador. Saiu o zagueiro Diogo, a pedido do próprio jogador, e entrou o também zagueiro Douglão. O outro jogo de segunda fase será entre o 6Caneco, que trocou o atacante Ramon pelo volante Leandro Melo, para reforçar setor que estava carente, e os goleiros Leo Isidório, que foi para o profissional, por Rafael. O Unidos São Pedro trocou Wesley por Felipe e Murilo por Edmilson.
Os semifinalistas, Guarani e Raizeira também fizeram substituições. O Guarani trocou de goleiros: Fabiano saiu lesionado e entrou Marcos. Shayder, zagueiro sequer foi para as súmulas, mas também foi substituído por Cardoso, da mesma posição. Já a Raizeira trocou o atacante Grafitte por Foguinho e o meia atacante Jean pelo volante Murilo, para ocupar a vaga deixada por Rafinha, ficha da casa que teve ligamentos do joelho rompido.