O gaúcho Felipe Mainardi, radicado em Balneário Gaivota, foi anunciado na tarde deste terça-feira, 16, como novo técnico do Minuano, para a Liga Serramar 2024.Proprietário de uma agropecuária no litoral de Santa Catarina, Mainardi é natural da cidade do Minuano, Capivari de Sul, onde construiu sua história no futebol, seguindo seu irmão, César Gaúcho, ex-jogador profissional.
Em Capivari, o novo comandante do Minuano conquistou Municipais e sempre teve como espelho na formação de equipes o popular Barriga, conhecido no meio futebolístico local.
“Sempre fui crítico da montagem de time com apenas jogadores da cidade para a Liga Serramar. O Barriga sempre me disse que regionais eram diferentes e na primeira vez que participei, com time 100% local, só perdemos, bem como ele previa”, disse Mainardi.
Quando seguiu o conselho do Barriga e buscou jogadores fora, foi um dos responsáveis pela melhor campanha do Capivari na história do Serramar, com quatro jogos e quatro vitórias na primeira fase, caindo no mata-mata para o Xangri-lá com um empate e uma derrota.
O Capivari era o representante da cidade na competição, mas agora é o Minuano, que chegou à semifinal em 2022, perdendo para o Mar Azul, que conquistaria seu primeiro título naquele ano.
Há dez anos morando em Balneário Gaivota, o treinador manteve contato com a cidade, seus pais ainda moram lá e as visitas são constantes, como deve ser no próximo fim de semana, para seguir as reuniões de montagem de time.
Para 2024, o objetivo do Minuano é brigar nas cabeças e, pra isso, está em busca de jogadores cascudos, muitos profissionais ainda atuando na divisão de acesso do Campeonato Gaúcho e agora com a ajuda de um filho da terra, mas hoje gaivotense de coração e envolvido com o futebol de sua atual cidade.
“Parte do time já está montado, mas estou indicando algumas peças, especialmente daqui, jogadores da região que conheço. Vamos para o primeiro jogo entender também como será a competição, pois a estreia é contra o Xangri-lá que sempre vem muito forte. Precisamos de um time fisicamente forte, pegador, com intensidade e que saiba esperar mais, ter mais compreensão tática, para fazer uma boa competição”, reforçou.
Além da estreia diante do Xangri-lá, dia 8 de Setembro, o Minuano joga fora de casa na segunda rodada, contra o GAO, em Osório, recebe o União, de Arroio do Sal, na terceira partida e fecha a primeira fase contra o Capão da Canoa, na Arena Mariskão, em Capão.