As quartas de final da Copa Sul dos Campeões vão começar neste fim de semana, com os quatro jogos de ida entre os oito classificados da primeira fase que, agora, jogam no formato mata-mata em busca de quatro vagas na semifinal.
No sábado, com transmissão ao vivo do Canal a partir das três da tarde, o rar, que se classificou com apenas um ponto e no saldo de gols, recebe o 7 de Setembro, líder de seu grupo e que tem chegado sempre nas semifinais da competição, com enfrentamentos poderosos mesmo quando eliminado, contra Içara em 2023 e Metropolitano em 2024.
As duas equipes estão, desde o começo da competição, colocadas como favoritas ao título. O 7 goleou o AEC fora de casa na primeira rodada, mas só empatou em casa diante do Juventus, tendo expulso um dos pilares do time, o volante Eduardo Meurer, desfalque no sábado. E o Rar ainda busca entrosamento, sob o comando do técnico Edmilson e quer a primeira vitória para chegar em vantagem em Braço do Norte no fim de semana seguinte. O time que manda seus jogos erm Tubarão, terá o zagueiro Dedé como desfalque, já que ele voltou ao Paissandu, de Palhoça, competição também oficial da Federação Catarinense de Futebol, ou seja, o atleta só pode estar em um time afiliado.
Domingo de três jogos
Em Araranguá, após perder na estreia em casa e buscar heroicamente fora de casa a classificação com vitória de 1 a 0 sobre o Juventus, em Imbituba, o AEC recebe o Içara, também favorito ao título e que tem no entrosamento de quem ficou e de quem veio, já que trouxe seis reforços do atual campeão da Copa Sul, Metropolitano, como marca. Comandado pelo experiente Geraldo Sprícigo, o AEC terá a estreia do goleiro Júlio César, vaga de Filipe, que tem compromisso no campeonato de Santa Rosa do Sul.
Em Tubarão, o Gatorads recebe o Metropolitano, atual campeão, para uma disputa cheia de curiosidades sobre o desempenho de ambos. Após ter que remontar boa parte de seu elenco e meio time titular, o agora técnico Marcelo Beza tem nas mãos a chance de se firmar como treinador no amador. Se levar a equipe à semifinal, Beza mostra para o torcedor que a diretoria estava certa em lhe dar a chance de sair de auxiliar para treinador, no lugar de Gonzaga Milioli. Apenas o Metrô e o Içara fizeram seis pontos na primeira fase. O Gatorads quer mostrar mais que fez em 2024, querendo se firmar de vez no cenário regional. Sempre com jogos complicados, especialmente dentro de sua casa, a equipe fez quatro pontos em dois jogos, vencendo por 4 a 0 o urussanga em casa e empatando com o Rio Bonito fora, em 1 a 1.
Em Imbituba, o Vila Nova, um dos mais tradicionais times do estado, que já foi profissional, recebe o outro extremo do campeonato, o Rio Bonito, de Morrinhos do SUL, RS. Em parceria com o Palhoça, que usava sua vaga até o ano passado, a equipe é a atual vice-capeã, ficando até a decisão de 2024 sem sofrer gols, diferente deste ano, que sofreu dois gols em dois jogos, goleou o Urussanga por 5 a 1 fora de casa, mas empatou em 1 a 1 dentro de seus domínios.
“Todos os jogos prometem grande equlíbrio, masdá pra colocar Içara, 7 de Setembro e Metropolitano como favoritos a passar de fase. Uns um pouco mais favoritos, caso do Metrô, outros menos, caso do 7, que tem jogo difícil pela frente. O Içara estaria numa espécie de meio termo pois, destes três confrontos citados, tem a camisa mais pesada do outro lado. De um campeão de Larm e até campeão de Copa SC, quando profissional, mas isso ainda no início na década de 90. Sei que são jogos imperdíveis e a nossa transmissão já tem link, aqui em baixo, para você ativar a espera e assistir esse jogaço”, comenta Fabrício Espindola, narrador e proprietário do Canal do Fabrício