O futebol amador do Sul de Santa Catarina sempre foi muito forte. Mas, nos últimos anos esse crescimento ficou ainda mais evidente com maiores investimentos financeiros das equipes, cada vez mais cidades e times entrando em competições regionais, além de municipais, mais público nos estádios para assistir bons jogos e, consequentemente, prefeitos e demais ocupantes de cargos políticos eletivos têm participado mais também das atividades do setor.
Esta semana, por exemplo, foi possível ver nas redes sociais vídeos ou fotos em postagens dos prefeitos Beto Marcelino, de Braço do Norte, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, de Forquilhinha e Dalvânia Cardoso, de Içara, chamando a torcida, mostrando apoio e incentivando Ouro Negro, 7 de Setembro e Içara, para os desafios da Copa Sul 2023.
Em 2021, na decisão da segunda divisão entre 6Caneco e Içara, a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, e a prefeita de Içara, Dalvânia, participaram de nossas transmissões. ambas venceram. Gislaine disse no intervalo após 2 a 0 pro Içara que o time sombriense viraria, e virou para 3 a 2. Mas Dalvânia foi um pouco mais pé quente e no jogo da volta apostou na vitória do seu time, aconteceu, e por 4 a 2, dando título aos içarenses.
Gislaine Cunha e a Prefeitura de Sombrio apoiaram o 6Caneco, na primeira divisão da Larm em 2022, com estrutura de estádio e apoio logístico. Dalvânia segue apoiando o Içara, Neguinho fortalecendo vínculo com o Ouro Negro de Forquilhinha, assim como o prefeito Rogério Frigo, de nova Veneza, que está sempre presente também no Darci Marini, torcendo pelo time da cidade, com quem mantém parceria para as escolinhas de futebol. Paulinho Dela Vecchia, prefeito de Ermo é outro que está sempre presente onde os representantes do município estão, como foi no Praiano de Futsal de Balneário Arroio do Silva. Em Santa Rosa do Sul, Almides Rosberg faz do esporte um de seus carros chefes na administração, com vasto calendário e apoio soa times de diversas modalidades que disputam regionais.
O que mais chama atenção, de todos citados, é o prefeito Beto, de Braço do Norte. Sempre está no estádio, com a camisa do clube, canta junto com a banda da torcida e está sempre no pré e nos pós jogos.
Essa união é mais do que fazer política. todos estes prefeitos e prefeitas mostram a importância social que o esporte tem e, se continuarem fazendo esse esforço e correndo junto de seus clubes e dos desportistas de sua cidade, seja pro futebol, ou outras modalidades, servirão de exemplo para outros que seguirão o mesmo caminho.