A resposta para a pergunta que virou título desta matéria está no evento de hoje: No Ginásio Rogério Valerim, na manhã de segunda-feira, com início de Jogos Escolares, competição das mais diversas modalidades entre equipes formadas por escolas das redes municipal, estadual e particular, algo corriqueiro para a maioria das cidades. Não para Sombrio.
O Departamento Municipal de Esportes de Sombrio reuniu professores, autoridades, alunos/atletas e atletas de renome na cidade, para uma abertura de Jogos Escolares de Sombrio, JES, digna de grandes eventos. Entrada com desfile de delegações, juramento dos atletas, ascendimento de fogo olímpico e apresentações artísticas foram realizadas, para celebrar a retomada do esporte escolar de competição em 2023.
“Preparamos uma festa para homenagear professores aposentados, termos aqui diretores de escola, vereadores, nossa prefeita e, claro, os alunos/atletas, para marcarmos o início deste que pra mim é um dos mais importantes do esporte no município. É o esporte na base, é a competição com integração entre as escolas, as disputas sendo feitas com respeito e amor pela modalidade que disputa, além é claro da defesa de suas escolas em busca das melhores colocações”, comentou o Gerente Municipal de Esportes, Matheus Rocha.
A Tocha Olímpica Municipal, criada em 2016, após a passagem da Tocha Olímpica por Sombrio, antes dos jogos do Rio de Janeiro, foi conduzida pelo boxeador Campeão Mundial Patrick Teixeira e pela atleta de futsal, do Criciúma, Ana Júlia Carlessi. cada um percorreu metade do espaço com a tocha acesa, até que ambos se uniram para ascender a pira, na parte mais alta do ginásio.
“Usem o Patrick e a Ana Júlia como exemplo. Celebrem, disputem, mas disfrutem. Pratiquem esporte, iniciem suas carreiras dando o primeiro passo. Se vão chegar lá, é o tempo que vai dizer, mas sem dar o primeiro passo é impossível. O esporte é saúde, é socialização, é cultura e é capaz de encher o ginásio, como hoje, para celebrar o início de uma jornada que vai durar o ano inteiro com disputas, é verdade, mas com nossa participação como município dando todo o suporte que vocês precisam”, disse a prefeita, antes de declarar aberto os JES.
A importância dada a cada evento, a grandeza implementada nas aberturas e nos jogos, mostram porque Sombrio, há anos, vem se destacando no esporte no extremo Sul de Santa Catarina. E é um belo exemplo para todos os municípios.