Opinião: Vem aí a maior Copa Sul de todos os tempos

Chegamos na semana da abertura da Copa Sul dos Campeões 2022, aquela que promete ser a maior de todos os tempos. A competição, que quase sempre trouxe Metropolitano e Caravaggio na disputa das finais, mas teve alguns intrusos vez ou outra, como o Araranguá Esporte Clube, o Mãe Luzia, Internacional de São Defende, Turvo, este ano promete outras forças, de ligas diferentes.
Para se ter uma ideia da força dos times da Larm na competição, desde 2008 tem pelo menos um time na final da Copa Sul, filiado a Liga da região mineira. Um ano antes desse domínio, o Botafogo, de Imbituba foi o campeão, com o Show do Esporte, da Liga Tubaronense de vice. De lá pra cá são 12 finais com pelo menos um time da Larm e, em metade delas, com os dois times finalistas.
A promessa de quebrar essa hegemonia vem principalmente da Liga Tubaronense e da Liga Verde Vale.

Os times

De Tubarão vem um dos times que mais impressionou em contratações: o Sul América, que joga na vaga do Água Verde, time de Pescaria Brava, campeão da LTF e por isso, oficialmente na competição, usa o nome em conjunto, sendo oficialmente Água Verde/Sul América, mas que trataremos aqui no site, nas redes sociais e transmissões apenas como Sul América.
De Braço do Norte, da Liga verde Vale, o 7 de Setembro, que desde o Congresso Técnico surpreende com nomes fortes como o meia Luan, ex-Turvo. Na sequência anunciou o ex-volante do Avaí e de outros times profissionais, Rodrigo Thiesen. E começou a semana passada anunciando o centroavante Beto Cachoeira, também ex-Turvo, que fará dupla com Borrachinha.
Estes times estão de um lado da competição. O Sul América, por exemplo, enfrenta o Botafogo de Imbituba, que não conhecemos muito e, caso passe, pega o vencedor de Metropolitano e Novo Paraíso. E, quem passar, pode encontrar o 7 de Setembro na semifinal, desde que o & passe primeiro pelo bom time do Flor da Serra e depois por seu confronto de quartas de final que sai de Itapuã e Ajax, outros dois times que também têm pouca mídia e por isso não conhecemos bem.

A outra chave

Do outro lado, todos os olhares voltados ao atual campeão do campeonato Regional da Larm 2021, o Turvo. O time do técnico Ricardo Fut vem com todo o favoritismo que o título do ano passado lhe credenciou e com a experiência de um diretor de futebol que sempre chega, nas decisões, Neguinho, oito vezes finalistas e cinco vezes campeão do Regional da Larm.
De seus principais nomes, o Turvo perdeu Luan e Beto Cachoeira para o 7 de Setembro, Lucas Crispim para o futebol profissional, Renatinho e João Simon para o Metropolitano. Em compensação, se reforçou com Thiago Silvy e Marcel pro ataque, Rafinha, Maicon Ermo, Ederson e Hegon pro meio campo.

Atenção aos discretos

Além destes times citados, que se manifestaram, anunciaram reforços pesados em redes sociais, chamo a atenção para alguns que foram fortes em 2021 ou que se reforçaram também este ano, mas de forma mais discreta.
Da Liga Atlética Vale do Mampituba, o atual campeão, Centro, trouxe o meia Marcinho, para substituir Bruno Frigo, que foi para o Metropolitano. O time campeão da Lavm já era bastante forte e no confronto contra um quase desconhecido Palmeiras, promete chegar forte, tendo a vantagem de decidir em casa dia 27. Se passar, enfrenta Turvo ou rui Barbosa. E é desse jogo que vem outro time para prestarmos atenção. Se em 2021 o Rui Barbosa não deu trabalho para o Turvo nas semifinais da Larm, em 2022 trouxe os meias Gutierre e Athos, além de outros bons nomes que dão outra cara pra equipe de Morro da Fumaça.
Do Rio Grande do Sul, uma incógnita e outro bom time, bem reforçado. O Palhoça, adversário do Araranguá, precisava de muitos reforços para fazer frente, se for levado em consideração o time de 2021. Mas joga a primeira em seus domínios, no Rio Bonito, em morrinhos do Sul, onde é forte e pode fazer do primeiro jogo a partir mais importante para sua classificação. Seu adversário trouxe da sua vizinha Torres boa parte dos reforços, e anunciou Giancarlo na última semana. O centroavante ex-profisisonal é uma aquisição boa pro time que busca renovar seu elenco para este ano e tem novo técnico, Giliardi.
Novo técnico também no Flor da Serra, mais um time de Morrinhos do Sul. O sombriense Zeca Ramos comanda a equipe que terá em Everton Boff sua maior valência técnica, para um difícil confronto contra o 7 de Setembro. Assim como seu conterrâneo Palhoça, o Flor da Serra joga a primeira em casa e aí é que pode levar vantagem contra o 7.

Estreia ao vivo

Do jogo que transmitiremos ao vivo pelo youtube.com/canaldofabricio e pelo facebook.com/avmlive, vem outro time discreto, que se formou quietinho, mas que é bom todos ficarem bem atentos: Novo Paraíso.
Certamente com o estádio Ézio pelegrini lotado na tarde do próximo domingo, para a primeira partida diante do forte Metropolitano, a equipe vem com renovação de boa parte do elenco vice campeão da Lavm e reforços que jogaram a Larm pelo Sersan.
Nomes como o excelente goleiro Zuchinalli, o batedor de faltas Dodô, o volante canhoto Renato, o atacante Lequinho, o centroavante Matheus Mimi, são atletas de qualidade sob o comando do bom técnico Pedro Warmling.
Enfim, pelos times que conhecemos, pelo que vimos no mercado da bola deste começo de ano, esta será a maior Copa Sul de todos os tempos. E você vai acompanhar tudo, ao vivo, com nossa transmissão, em parceria com a AVM Live.

Fabrício Espindola

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp