O Campeonato Regional da Larm 2023 teve na noite de ontem, 20 de Junho, o último Congresso Técnico entre dirigentes das equipes que participarão da competição para definir fórmula de disputa, realização do sorteio dos grupos e avaliações de algumas possibilidades apresentadas pela diretoria da Liga.
Logo no começo do encontro dos dirigentes, o presidente Guilherme Gomes apresentou o Mãe Luzia, vice campeão da Série B de 2022, como postulante a vaga deixada pelo Meleiro, que desistiu da Larm este ano. Com o time criciumense, a competição voltaria a ter dez equipes e repetiria formato de 2022, com dois grupos de cinco jogando chave contra chave. Chico, representante do Sersan antes da votação sugeriu que só aceitaria se mesmo assim não houvesse rebaixamento, subindo duas equipes para 2024 transformando a Larm num campeonato de 12 times. O que não foi aceito por outros dirigentes. Com isso, colocado em votação, por sete a dois os clubes reprovaram o acesso do Mãe Luzia e os dirigentes do clube, que ali estavam, saíram da reunião. Apenas Rui Barbosa e Metropolitano não votaram contra o acesso.
Mudança de sistema
Após esta votação, quem se manifestou foi o presidente do Içara, Matheus Rabelo, que citou reportagem do Canal para mostrar o quanto a fórmula votada há uma semana era complicada, com três grupos de três times. “Os times que chegarem na final podem ter se enfrentado seis vezes no fim da competição, tendo jogado no máximo nove partidas ao todo, não tem cabimento”, comentou. Foi a deixa para o Presidente da Larm apresentar nova possibilidade, voltando a ter dois grupos. “Podemos fazer novamente dois grupos, um com quatro, outro com cinco equipes e os clubes jogando dentro de suas chaves”, disse Guilherme Gomes.
E assim ficou: dois grupos. Grupo A com cinco times, Grupo B com quatro, campeão e vice de 2022 como cabeças de chave e em seguida os sorteios foram realizados. O atual campeão, Metropolitano, ficou como cabeça de chave do Grupo A, acompanhado por Vila Nova, Rui Barbosa, Ouro Negro e Turvo, com quem faz o jogo de abertura dia 20 de Agosto, no Darci Marini, em Nova Veneza. O outro jogo será entre Vila Nova e Ouro Negro, com folga do Rui Barbosa. Cocal do Sul foi cabeça de chave do grupo B, acompanhado por Içara, 6Caneco e Sersan. Cocal e 6Caneco se enfrentam dia 20, na abertura da competição em Cocal do Sul e o Içara recebe o Sersan.
Líderes direto na semifinal
O primeiro colocado de cada grupo se classificará diretamente para a semifinal da Larm e vai esperar seu adversário que sairá do confronto de segunda fase entre os segundos e os terceiros colocados, ou seja, segundo da A contra terceiro da B e segundo da B contra o terceiro da A, na casa dos segundos, sem vantagem de empate.