O Guarani venceu o Quatorzão por 2 a 0, no estádio João Silva, bairro Guarita, em Sombrio, na tarde deste domingo em jogo cheio de polêmicas, especialmente em lances de pênaltis, e com os três pontos, termina a primeira fase na liderança do grupo A da Primeira Divisão, classificando-se direto para as semifinais, com três jogos e três vitórias.
A partida ficou no 0 a 0 até os 23 minutos do segundo tempo, quando João Simon, de pênalti, marcou contra o goleiro Passarela. A penalidade foi marcada após cobrança de escanteio na área, com cabeçada do zagueiro João Vitor, que, segundo Fernando Camilo, árbitro da partida, pegou no braço do zagueiro Leo Bitencourt. O árbitro marcou com muita convicção, mas sofreu muitos protestos dos atletas do Quatorzão até o final da partida.
Após o gol, o Guarani retomou o controle do jogo, tentou mais algumas vezes, até que o Quatorzão foi pra cima e em outro lance polêmico, teve falta marcada próxima a linha da grande área e que os atletas e a comissão técnica juram que foi dentro da área, o que seria pênalti para tentar o empate. Nada feito, só falta, que não foi convertida em gol.
A partir dos 41 minutos do segundo tempo, o goleiro Passarela começou a subir nos escanteios e faltas para tentar ajudar a marcar o gol de empate, mas numa roubada de bola e contra-ataque do guarani, paraíba saiu da marcação do zagueiro Amauri e não entrou com bola e tudo por respeito ao adversário. 2 a 0, vitória garantida e novamente muita reclamação dos jogadores e comissão técnica do Quatorzão, no fim da partida, pela atuação de Fernando Camilo.
O Guarani agora está na semifinal e o Quatorzão se classificou como segundo colocado, espera então a definição do grupo B, para saber quem será o terceiro e seu adversário na segunda fase.
Coruja também reclama
No estádio Antônio Sant’Helena, a Coruja enfrentou o Raizeira em jogo que valia a vida da equipe. Precisava da vitória, foi para cima e conseguiu abrir o placar com Gelinho. Para garantir sua classificação com um jogo de antecedência, o Raizeira precisava só de um empate, conquistado com o gol do atacante Foguinho, estreante da tarde.
Após o empate, a Coruja ainda reclama um pênalti a seu favor, não marcado pela arbitragem e o jogo, assim, não teve mais alteração no placar.
A Raizeira neste momento lidera o grupo B com 7 pontos, um a mais que seu próximo adversário, o São Francisco, que tem 6. O confronto entre ambas definirá quem se classifica em primeiro do grupo. Já a Coruja, que tem 5 pontos, não tem mais jogos e está na terceira posição, para se classificar precisa que o Juventus vença o 6Caneco no último jogo das duas equipes.
No grupo A, a outra vaga fica no confronto entre Taity e Unidos de São Pedro, que se enfrentam no próximo domingo.