A estreia dos dois times do Sul, no Campeonato Estadual Não-Profissional da Federação Catarinense de Futebol, neste domingo, foi de derrota em casa do Turvo, por 3 a 2 para o Internacional, e vitória do Metropolitano sobre o Floresta, em Pomerode, por 4 a 1.
Em Turvo, a equipe da casa jogou bem, conseguiu ter certo controle da partida, pelo menos até os 2 a 0. O primeiro gol, de Everton Boff foi logo aos oito minutos de jogo (foto de Pedro Luís/14Fotografias). O Internacional tinha em Fumaça, Craque do Jogo, sua salvação na defesa. O zagueiro evitou uma derrota pior, dominando as ações na defesa com as chegadas perigosas do Turvo. No segundo tempo, de novo no comecinho, o centroavante Fábio foi derrubado na área e Everton Boff converteu o pênalti, aos 14 minutos.
A reação do Internacional veio toda com jogadores que entraram no segundo tempo, deram velocidade ao time que aproveitou que o Turvo não se fechou e com espaço descontou com Dellaflora, aos 16. Empatou com Ild, aos 26, em assistência de Drama, e virou com o próprio Drama, aos 39. Com a derrota o Turvo precisa vencer o jogo de volta por diferença mínima, para levar para os pênaltis, e por dois ou mais gols de diferença para classificar-se à semifinal. O Inter joga por um empate em sua casa, em Piritiba, dia 23.
Com time mudado, Metrô goleia
No Norte do Estado o Metropolitano atropelou o Floresta, vencendo por 4 a 1, com gols de Jorge Mauá, Ruan, Andrei e Marcinho. A equipe entrou em campo diferente, após derrota para o Rui Barbosa na Larm. O esquema 4-5-1 deu mais força no meio campo e proporcionou mais liberdade aos meias Andrei e Marcinho.
Em casa, dia 24, o Metrô pode até perder por dois gols que se garante em mais uma semifinal de estadual.