Desde as quartas de final, quando enfrentou o Canto, maior favorito ao título da terceira divisão do Municipal de Sombrio, o Dasantigas começou a obter o rótulo de derrubador de gigantes, reforçado na semifinal diante do Sombrio Santo Antônio e na manhã deste domingo confirmou a marca, ao derrubar mais um, o Independente e ser campeão da série C.
Já com o acesso, os dois times entraram em campo se respeitando, jogando um primeiro tempo mais com medo de perder do que vontade de ganhar. Só na segunda etapa que o jogo ganhou mais emoção, mas aí apareceu novamente aquele que se destacou na competição como um dos melhores jogadores do time: Arlex. O goleiro pegou tudo que chegou, ganhou troféu de destaque do jogo HSports na transmissão do Canal e levou o jogo para a decisão de pênaltis. Nas cobranças, não pegou nenhum, mas o Independente desperdiçou duas batidas, uma na trave e outra pra fora, com 100% de aproveitamento nas cobranças o Dasantigas fez 4 a 2 e ficou com o título.
O goleiro menos vazado foi Elizeu, do independente, vice campeão invicto, e a artilharia ficou com Igor Nescau, do Dasantigas, com oito gols. Igor acabou realizando o sonho de seu pai, Mancha, que montou o time para ter a chance de ser campeão ao lado do filho e aconteceu. Time campeão, filho artilheiro e o pai, capitão, erguendo o troféu do título.