O sorteio realizado no segundo e último Congresso Técnico do Campeonato Sombriense de Futebol Amador 2024 definiu a competição como “O Campeonato dos Clássicos”, já que tem, desde a terceira, até a primeira divisão, grupos fortes, times do mesmo bairro se enfrentando e interior abrindo campeonato.
Clássico do Interior
Na terceira divisão, o terceiro colocado de 2023 abrirá o torneio, dia 24 de Março, às 8h, no Clássico do Interior. O Garuva, time que fez a melhor campanha de primeira fase, mas foi eliminada logo nas quartas de final há um ano, enfrentará o Retiro da União, que está de volta, depois de dois anos sem disputar o Municipal.
Por coincidência, o Garuva já tinha jogado um clássico assim em 2023, vencendo por 2 a 1, de virada, o Boa Esperança, Distrito do interior de Sombrio. O Boa Esperança foi o campeão da terceira divisão e disputa a Série B esse ano.
As outras chaves ficaram bem divididas e o favoritismo fica para o Independente, a própria Garuva e o Sombrio Santo Antônio, que têm montado bons elencos.
Grupo de bairro na Série B
Na segunda divisão, o grupo C é considerado o grupo da morte. Times como Médio, Motivação e Amigos da Raizeira entram na competição como favoritos, mas se encontrarão já na primeira fase, no grupo C, que tem ainda o São José, recém egressos da terceirona, assim como o Médio.
A maior coincidência do sorteio se deu no grupo A, no qual três times do Bairro Januária estão. Dois destes são times da Associação de Moradores local. O Amja e o Amja Jr/Lima Chapeação. Junto deles, o Made in Japa, time cujo nome faz referência ao nome antigo do bairro, Japonês. O outro time, Sombrio City, não é dali, mas é de perto, com dirigentes e jogadores que moram nos vizinhos Nova Brasília e São José.
O jogo de abertura da competição será entre Boa Esperança e Tayty, às 10h do dia 24 de Março.
Série A com reedição do grupo da morte
A primeira divisão marcará reencontros do campeonato passado, como no grupo A, com o confronto repetido entre Raizeira e Quatorzão, que fizeram um jogaço na última vez. Além deles, São Pedro e Dasantigas compõem a chave.
No grupo B, o 6Caneco, atual campeão, terá pela frente adversários como Baixadinha, Torino e Santa Fé. O jogo de abertura será contra o Santa Fé, atual campeão da segunda divisão, que também promete time forte para buscar a classificação.
Mas é o grupo C que gera as maiores expectativas. Assim como em 2023, Guarani, Coruja e Jaguarari se confrontarão em busca da classificação com o Canto, recém chegado da série B e nesta chave como coadjuvante. Guarani e Coruja fazem o clássico de maior rivalidade da competição, o único que tem até nome: Guaruja. Já o Jaguarari quer a revanche, após perder para ambos no ano anterior e sair na primeira fase.
Nova fórmula para todos
A fórmula de disputa do Campeonato Municipal de Sombrio mudou nas três divisões. Todas elas têm 12 times cada, divididos em grupos de quatro equipes, classificando-se os dois melhores de cada grupo e mais dois melhores terceiros colocados.
Nas quartas de final, a melhor campanha enfrentará a pior campanha dos classificados, o segundo melhor pega o segundo pior classificado e assim sucetivamente. E a fórmula segue para a semifinal, com melhor campanha dos classificados pegando a pior dos classificados.
Marcado para começar dia 24 de Março, com um jogo por divisão, o campeonato tem data para a final agendada para dia 30 de Junho. As semifinais serão em domingos diferentes, pedidos antigos da imprensa, para transmissão de ambos, e de demais envolvidos, para que pudessem assistir todas as semifinais.
O campeonato tem uma pausa programada: segundo domingo de Maio, Dia das Mães. Nos outros, só intempéries climáticas serão responsáveis por adiamentos.