A Copa Sul dos Campeões de 2023 tem data marcada para começar e terminar, se nada der errado quanto a questões climáticas e de extracampo que exijam adiamento de alguma rodada. Os Municipais da região também já têm agendas pré-prontas. E com times cada vez mais investindo em jogadores que disputam muitos campeonatos, pensam cada vez mais em como equacionar isso?
Se fosse fácil essa resposta, nem precisaria deste texto, mas vamos tentar, de forma opinativa e com algumas informações, discorrer sobre o tema nas próximas linhas:
O torneio regional organizado em 2023 pela Liga Verde Vale, terá sua rodada de abertura no fim de semana dos dias 4 e 5 de Março. E seu encerramento no fim de semana de 21 de Maio.
Com jogos todos os fins de semana, alguns times mandando no sábado, outros no domingo, começa aí um ponto interessante para o ajuste. Em campeonatos municipais como o de Braço do Norte, marcado para começar no mesmo fim de semana da Copa Sul, e de São Ludgero, que inicia dia 18 de Março, times terão que contar com a sorte para que seus jogadores que disputam a Copa Sul joguem em dias diferentes os dois torneios, quiçá os três, pois tem atleta inscrito nos dois municipais e no regional.
Em Braço do Norte a situação é ainda pior, pois o União entrou na Copa Sul e também disputa a competição de sua cidade. De acordo com um dirigente local, a possibilidade é de que em dia de jogos de ambos em casa pelo regional, não haja rodada do Municipal. “O combinado era em dia de jogo do 7 em casa, sem Municipal. Quando fosse fora, teria rodada normal. Agora vai ter que acontecer nova discussão por causa da situação do União”, comentou a fonte. Sendo assim, a data de término pré-agendada para 13 de Maio pode ter alteração.
Em São Ludgero os times têm um pouco mais de possibilidade, pois além das tardes de sábado e domingo, algumas rodadas acontecem nas noites destes mesmos dias. A competição tem seis times que se enfrentam entre si em turno único, ou seja, a primeira fase tem cinco datas. Quatro se classificam para as semifinais, com jogos de ida e volta e depois finais também ida e volta. Com as nove datas, a competição deve se encerrar no fim de semana dos dias 20 e 21 de Maio (no primeiro fim de semana de Maio não tem rodada devido a festa do padroeiro da cidade).
Sombriense mais tarde ajudará clubes
O Campeonato Municipal de Sombrio, em 2023, terá seu início um pouco mais tarde que os outros, quase na data das finais dos municipais citados acima e da Copa Sul. A ideia do Departamento Municipal de Esportes é começar dia 7 de Maio, data de jogos de volta das semifinais da Copa Sul e de fases finais dos Municipais, caso se confirmem tudo que está pré-estabelecido.
Claro que, para todos os clubes, durante a Copa Sul seus atletas começam a ficar livres a cada três finais de semana, com primeira e segunda fases em forma de triangular e a cada duas rodadas nas quartas de final, semifinais e finais.
Mas, depois de tudo que foi dito, vale o exemplo do Raizeira EC, atual tricampeão sombriense que tem em seu time o meia Andrei do Metropolitano e os atacantes Thiago Silvy e Foguinho do Içara. Não a toa, estes dois times, junto do 7 de Setembro são os favoritos ao título da Copa Sul. Caso os atletas citados cheguem a final e joguem nos domingos, o Raizeira teria três importantes desfalques na rodada de abertura e talvez até numa segunda rodada de primeira fase. Sem contar os Municipais de são Ludgero e Braço do Norte, que quando contratam também negociam preferência dos atletas.
Enfim
É, parece que não tem equação para isso além da sorte, da capacidade financeira de ter a preferência dos atletas ou de criatividade para fechar com jogadores de outras regiões e que não disputem a Copa Sul.